Blog

05/07/2021
12 DICAS PARA UM DELIVERY DE SUCESSO

Se tem um negócio que aqueceu com a pandemia (e continua em alta) é o delivery de alimentos. O canal bombou e turbinou as vendas do mercado, porque garante compras de modo fácil e seguro para o consumidor. A boa notícia é que a categoria de gelatos não ficou de fora e também se beneficiou com o sistema. Interessado? Siga nossas estratégias para planejar o seu delivery.

 

1. Monte um cardápio exclusivo

Defina quatro ou cinco sorvetes que serão comercializados, sem abrir muito o leque de opções. A oferta simplificada facilita a escolha do cliente e, principalmente, o preparo por parte do fabricante. No menu, coloque algum produto-ícone da sua marca, pois é por ele que, inicialmente, o seu público vai te procurar.

 

2. Crie sorvetes lindos e lúdicos

Aqueles produtos incrementados, criados no balcão da sorveteria, podem sim ser uma experiência para o cliente em casa. Basta enviar caldas, coberturas, chantilly, castanhas e granulados em sachês ou potinhos à parte, como um kit de complementos. Nos Estados Unidos, as empresas desenvolveram um QR Code que mostra a foto do sorvete pronto e serve de inspiração para o cliente na hora da montagem do sorvete. Dessa forma, você proporciona uma experiência positiva, tanto de beleza do produto na entrega, quanto de qualidade.  

 

3. Faça a comunicação certa

Divulgar o delivery é importantíssimo. Empresas que tiveram sucesso com essa ferramenta apostaram em uma boa comunicação, com produtos certos e planejamento. Comece implantando no seu site o campo/sistema para delivery (e deixe-o em destaque). Divulgue o serviço em suas redes sociais e anúncios digitais. Procure postar fotos do sorvete na embalagem de entrega (de isopor), junto com os kits de complementos – no caso do delivery, esse tipo de imagem é mais eficiente do que mostrar o sorvete na casquinha ou na taça. Fale todos os dias do delivery com os seus seguidores e faça também Drive Thru. A ideia é lembrar as pessoas que o delivery é bom, útil e seguro, sobretudo nesse momento de distanciamento social. Fazer parceria com influenciadores da sua cidade ou região também é interessante.

 

4. Aposte na receita adequada

Geralmente, para o sorvete aguentar a viagem sem derreter, é necessário fazer alguma alteração na composição. O ideal é você ir testando as mudanças para aumentar a durabilidade. Outra opção é investir no ultracongelamento (as máquinas que fazem isso não são mais tão caras como antigamente, vale pesquisar), se a sua receita permitir que o produto vá degelando de forma natural sem comprometer a qualidade. Vale lembrar que o balcão da sorveteria passa a ser a casa do cliente, então o produto deve estar em perfeitas condições de sabor, textura e características visuais após a entrega. Para mantê-las, a Leagel sugere três dicas preciosas: 

* Verificar o balanceamento da formulação com relação aos sólidos, principalmente a quantidade de açúcar, que pode influenciar no derretimento do sorvete ou picolé.

* Apostar nas Bases e Agentes de Cremosidade que garantem maciez e estrutura para seu produto.

* Adotar o uso de bons Estabilizantes e Ligas para evitar a formação de cristais de gelo e proporcionar maior durabilidade, garantindo que o produto chegue à casa do cliente com a qualidade da sua loja.

 

5. Redobre a higiene

É necessário intensificar os procedimentos de higiene e limpeza neste momento e comunicar o consumidor sobre esses cuidados redobrados para que ele se sinta seguro. Saber que o produto foi manipulado corretamente e que os atendentes estavam equipados com EPIs quando o sorvete foi produzido faz toda a diferença. Outra maneira de demonstrar que você está preocupado com a higiene é enviar sachês de álcool gel dentro da embalagem do delivery – o cliente ficará com uma ótima impressão.

 

6. Invista na embalagem 

Ela é a garantia de que o produto chegue perfeito na casa do consumidor, tanto no sentido de não misturar os sabores quanto de preservar a temperatura baixa por mais tempo. Bem acondicionado em embalagens de isopor, por no máximo 40 minutos, o sorvete fica intacto. Mais um detalhe importante: invista num bom lacre de embalagem, ele deve ser potente para manter tudo hermeticamente fechado.

 

7. Teste as entregas

Antes de mergulhar de cabeça na operação do delivery, defina o raio de entrega do seu produto. Os experts recomendam que ele não deve ultrapassar a distância de 7 km da sua loja ou fábrica. Depois, faça alguns testes de delivery (pode ser com parentes e amigos) para ver como o sorvete se comporta. Vale tirar fotos do doce quando ele sai da loja e quando chega ao endereço de entrega para analisar as condições físicas e palatáveis do produto. Aproveite para testar a embalagem: certifique-se de que ela é ideal tanto para conservar a refrigeração quanto para manter o sorvete e os acompanhamentos em boas condições. 

 

8. Entregue um toque a mais

Especialmente nesse período de pandemia, em que as pessoas estão precisando ser mais acolhidas, promova uma atitude que vai te diferenciar da concorrência. Que tal enviar, no delivery do sorvete, uma mensagem pessoal? É uma iniciativa simples, mas que surpreende quem recebe. Qualquer ideia que transmita esse conceito é válida: pode ser um bilhete escrito à mão numa data especial, uma etiqueta diferenciada, um chocolatinho, uma frase de impacto...

 

9. Converse com o entregador

Esse profissional é o garçom dos novos tempos. Ele sabe exatamente como o produto se comporta quando viaja e de que forma chega ao cliente. Por isso mesmo, ele pode ser uma boa fonte de indicação de materiais para o seu delivery, como suportes, lacres e até outros tipos de embalagens que substituam o isopor. Mais uma dica: trate o entregador, que está na sua linha de frente, com sensibilidade, criando uma cadeia do bem.

 

10. Adote o pagamento sem contato

Facilite o pagamento on-line – oferecendo o máximo de alternativas e por meios variados – para evitar o contato do seu cliente com a máquina de cartão ou com notas de dinheiro.

 

11. Engaje-se nas promoções dos aplicativos

Se você faz parte de algum aplicativo de delivery, comunique isso em suas redes sociais e mantenha posts ativos para aumentar a sua relevância no app. Aderir às promoções feitas pela plataforma (2x1, redução da taxa de entrega, taxa de entrega zero etc.) também é uma maneira de ganhar exposição e mais alcance no seu segmento. Estar em um aplicativo significa ter uma preocupação permanente com o bom posicionamento no ranking.

 

12. Cobre mais no delivery

A maioria dos comerciantes do setor trabalha com uma tabela de preço exclusiva para entrega, isto é, um pouco acima da tabela da loja, o que possibilita minimizar o custo de entrega. No delivery o cliente paga mais, entende que a comodidade gera um produto mais caro e, geralmente, aceita bem isso. Dá para ser competitivo no mercado, no entanto, é preciso calcular cada gasto e comparar com o lucro.

 

Aplicativo x delivery próprio

Faça uma pesquisa detalhada com todos os aspectos e custos de um delivery por aplicativo e de um delivery próprio (contratar um ou mais entregadores exclusivos). Faça uma análise minuciosa, pensando no tipo de serviço que a sua empresa precisa e observando a localização e a região em que você está, e avalie o que vale mais a pena financeiramente. Por exemplo, se você é pequeno, melhor usar cooperativas de entrega, porque as plataformas conhecidas, como Uber Eats e iFood, cobram de 20% a 30% do seu faturamento para oferecer o serviço. Esse custo é menor quando a sua marca está no top 5 do aplicativo. Ao optar por um meio alternativo de delivery, não se esqueça de comunicar isso para o seu consumidor, ensinando como ele faz os pedidos. 

 

Fontes: Lais Blanez Diadamo, Export Sales Manager, da Leagel; Júlio Camargo, Gestor de Marketing e Projetos, da Galunion – Consultoria para Foodservice; Louise Nogueira, Gestora Estadual de Alimentação Fora do Lar, do Sebrae-RJ

Gostou? Compartilhe:

Categorias

Dicas
Notícias

Linha de produtos:

Leagel
La Menut

Leagel América Latina

Rua Jair de Souza Fonseca, 331 | Bairro Santa Felicidade
CEP 35703-237 | Sete Lagoas/MG

(31) 2107-7676 | (31) 3774-7932

© 2021 - Leagel
Desenvolvido por bcbiz. Comunicação