Blog

05/07/2021
O VERÃO ESTÁ PARA SORVETE

Não faltam boas oportunidades para você inovar e se destacar nesta temporada (e também depois dela!). Conheça as tendências de mercado e os sabores que podem aguçar ainda mais o paladar do seu consumidor

Verão é leveza, cor, diversão. E nas massas de sorvetes e picolés não é diferente: tudo que é fresco, colorido e entrega algum diferencial para o consumidor é sucesso garantido. De acordo com dados publicados no relatório Brasil Food Trends 2020, as pessoas desejam consumir alimentos, que além de saborosos, sejam benéficos para a saúde, estimulem sensações e garantam bem-estar. Dentre as tendências divulgadas, selecionamos o que é possível aplicar na indústria de sorvetes. Acompanhe...

 

  • Sensorialidade e prazer

“Produtos com maior valor agregado” – Isso se refere a itens que vão além do básico. Sendo assim, é possível pensar em sorvetes gourmet, sabores premium e ingredientes finos.

“Variação de sabores” – Que tal pensar em um cardápio bem variado, com sorvetes leves, nutritivos, exóticos, com forte apelo à indulgência? Vale também pensar em algum ingrediente inusitado, como as frutas típicas de regiões brasileiras. As combinações entre cítricos, como limão, abacaxi e tangerina, elevam a sensação de refrescância a outro patamar. Dá para criar sabores ousados e surpreendentes misturando essas frutas entre si ou mesmo com cacau, coco, abacate...

 “Produtos que estimulem o sensorial” – Os consumidores desejam transformar a comida em momento de prazer. Nesse sentido, trazer uma experiência única ao paladar é uma boa pedida.

“Produtos com embalagem e design diferenciados” – Sim, não é só o sabor ou a formulação que importam. Os consumidores querem viver experiências desde a abertura da embalagem ou se divertir experimentando formatos inusitados. Que tal comercializar sorvetes personalizados ou delivery de kits com indicações de receitas? A apresentação lúdica e interativa está em alta.

 

  •  Saudabilidade e bem-estar

“Alimentos de alto valor nutritivo agregado” – São os chamados produtos funcionais, que possuem ingredientes benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Caso dos itens com proteína, antioxidantes, vitaminas, probióticos, fibras e outros nutrientes que ajudam a aumentar a imunidade. Estão em alta também as receitas para dietas específicas e alergias alimentares – sem lactose, glúten free.

“Produtos diet/light” – A preocupação com o peso é uma constante e aumentou ainda mais nesta pandemia, já que a obesidade é uma comorbidade. Desenvolver linhas zero açúcar, baixo teor de gordura ou com baixas calorias é um bom investimento.

Para a sua marca se dar bem neste verão – e nas próximas estações –, Eduardo Weisberg, Presidente da Abis (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), destaca: “Os empresários devem ouvir mais seus clientes, descobrir o que eles realmente desejam consumir. Abrir o leque de opções é o caminho, pois, a cada dia, contamos com consumidores ávidos por novidades, indulgência, saudabilidade, sustentabilidade e transparência na comunicação”.

 

 

Ao sabor da estação

Quando o assunto é aguçar o paladar, entrar na onda do que está na moda é uma atitude positiva para mostrar ao mercado que a sua marca é antenada. Mas investir nos clássicos consagrados, dando apenas um toque diferenciado ao gelato, também pode ser incrível para aquecer as vendas. A Leagel oferece ingredientes de alta qualidade para você formular sorvetes e outras iguarias geladas que têm tudo a ver com sol e calor!

Veja as categorias alinhadas às tendências 2021 às quais você já pode apostar para bombar na temporada e desejar as boas-vindas ao verão.

 

  • Sorvetes funcionais

Por que não atribuir ao sorvete a função de turbinar a saúde? Ele pode favorecer o consumo de fibras, reduzir o índice glicêmico do organismo, entre outros ganhos. É o caso do chá verde, das frutas vermelhas (uvas, framboesas e cerejas), do abacate e da água de coco, que podem e devem vir acompanhados de castanhas (nozes, castanha-do- Pará, castanha-de-caju, amêndoas) e sementes (quinoa, chia, aveia). Lembrando que a melhor forma de adicionar frutas aos sorvetes é mantendo-as em pedaços, para garantir o consumo de fibras.

 

  • Sorvetes plant based

As queridinhas do momento são as receitas com zero ingredientes de origem animal – o tradicional leite de vaca dá lugar a versões vegetais, como leite de amêndoas ou coco. Para adoçar, as apostas são açúcar mascavo ou demerara. Outros ingredientes, como creme de leite de soja, cacau 50% ou 100%, proteínas isoladas de ervilha, de arroz e de soja, também podem entrar em cena para garantir o selo vegano.

 

  • Sorvetes detox

Imprescindíveis para aqueles momentos em que cometemos exageros e a palavra de ordem é pegar leve! Para cumprir essa missão, adicione às receitas abacaxi, maçã, água de coco ou hortelã – sem esquecer das fibras fornecidas pelas castanhas e sementes, que ajudam a eliminar toxinas.

 

  • Sorvetes de baixas calorias

São os campeões para oferecer indulgência com parcimônia. As versões à base de água ou de iogurte garantem o controle de calorias (e ficam perfeitas quando combinadas com frutas). Outras boas opções de ingredientes para os “sorvetes magros” são as frutas que contêm muita água, como melancia, melão, limão, abacaxi, framboesa e morango. Para os amantes de sorvetes com apelo mais indulgente, com bases mais cremosas e texturas, basta criar versões com cacau, para o clássico chocolate, e incrementar com recheios de chocolates sem adição de açúcar. Nos produtos Linea, da Leagel, você encontra ingredientes para fabricar várias receitas. 

 

 

Receitas Leagel

Sorbet Detox

INGREDIENTES

Base Linea Açaí* 240 g
Abacaxi 300 g
Maçã 290 g
Couve-manteiga 60 g
Espinafre 55 g
Suco de limão 50 ml
Pasta menta 5 g
Total 1000 g

 

 

*A Base Linea Açaí é uma base neutra, sem adição de sacarose e pode ser utilizada com diversas frutas, além do tradicional açaí. Ela traz maciez, textura e estabilidade para sorbets e picolés,

 

PREPARO

Bata todos os ingredientes em um multiprocessador ou liquidificador. Se necessário, adicione um pouco de água para auxiliar no batimento. Leve para a produtora descontínua para congelamento. Para finalizar, na saída da produtora, finalize com frutas.

 

 

Gelato alla Nocciola Zero Açúcar

INGREDIENTES

Calda Base Linea:  
Água 670 g
Base Linea* 250 g
Leite em pó desnatado 80 g
Total 1000 g
   
Saborização para 1 litro de calda:  
Pasta Premium Nocciola** 100 g

* A Base Linea possui propriedades funcionais devido ao alto teor de fibras presente em sua formulação.

**A pasta Premium Nocciola (avelãs) também possui fibras, além de ter baixas calorias.

 

PREPARO

Bata todos os ingredientes e leve para a produtora descontínua para congelamento. Para finalizar, na saída da produtora, decore com avelãs ou outras castanhas tostadas.

 

 

Frozen Yogurt

INGREDIENTES

Yogo Frozen Yogurt 1,62 kg
Leite desnatado 4,5 L
Iogurte desnatado 1,5 kg

 

 

PREPARO

Bata todos os ingredientes e leve para a produtora de sorvete soft. Sirva com frutas da época.

*Este sabor tem baixa quantidade de gordura.

Gostou? Compartilhe:

Categorias

Dicas
Notícias

Linha de produtos:

Leagel
La Menut

Leagel América Latina

Rua Jair de Souza Fonseca, 331 | Bairro Santa Felicidade
CEP 35703-237 | Sete Lagoas/MG

(31) 2107-7676 | (31) 3774-7932

© 2021 - Leagel
Desenvolvido por bcbiz. Comunicação